Cartografia de Circo


O artista sobe ao palco. A plateia estremece. O coração dispara, as mãos transpiram, há borboletas na barriga. Retorna o silêncio.
O corpo e/ou o objecto começam a ser manipulados, moldados, transformados. Criam formas, linhas geométricas, linhas de corpo. O que é humano ou material, deixa de o ser durante alguns minutos, transforma-se em sonho. O público deixa-se fantasiar, manipular, permite-se envolver pela magia.
Os aplausos cortam o silêncio. O corpo e/ou o objecto abandonam a sua alma e retomam à sua inanimação. A respiração abranda, o coração bate mais lento, mas com mais força. Há uma expiração profunda de adrenalina e felicidade.

“Cartografia de Circo” surge de uma viagem ao Encontro Universitário de Circo de Madrid (EUCIMA) durante o mês de Abril de 2019. Corresponde à materialização de um projecto pensado e imaginado há mais de um ano e que procura criar uma narrativa entre o objecto utilizado para técnica circense e a técnica por ela própria. Procura uma visão pormenorizada de pequenos detalhes observados neste festival, uma harmonia e contraste, através do uso de dípticos, entre o “repouso” e a “acção” deste objecto/corpo, o treino e o espectáculo. Há uma procura constante por linhas para a composição das fotografias, uma vez que o circo é matemático, feito de linhas geométricas, mas também de linhas corporais que procuram fluir no espaço e no tempo.
Cartografia de Circo
Published:

Cartografia de Circo

O artista sobe ao palco. A plateia estremece. O coração dispara, as mãos transpiram, há borboletas na barriga. Retorna o silêncio. O corpo e/ou Read More

Published: